Você sabia que o câncer, independente do tipo, tem ligação direta com a sua boca?
Seja pela própria doença, que pode afetar a cavidade bucal, ou pelo tipo de tratamento executado para combater o tumor.
Para você ficar por dentro de tudo sobre sua saúde bucal dentro da oncologia, a Drª. Letícia, do nosso corpo clínico, irá responder algumas perguntas mais frequentes em relação à oncologia e odontologia.
Confira.
• Quando eu devo procurar o dentista?
Idealmente antes de começar o tratamento oncológico, para que orientações, protocolos preventivos e intervenções sejam feitas a tempo. Porém, o acompanhamento pode ser iniciado a qualquer momento.
• Posso realizar procedimentos odontológicos durante meu tratamento oncológico?
É possível personalizar o tratamento de acordo com a necessidade, levando-se em consideração a urgência, o status hematológico e o momento correto para intervenção, para que não ocorram efeitos colaterais (ex: osteonecrose, bacteremia, hemorragia, etc.).
• Meu câncer não é na boca. Preciso ir ao cirurgião dentista mesmo assim?
Sim. Mesmo que seu câncer não seja na boca, algumas quimioterapias e medicamentos usados na oncologia podem ter efeitos adversos bucais.
• Como minha condição bucal pode afetar meu tratamento oncológico?
Focos infecciosos na cavidade oral, como cárie, periodontite, etc., podem se agudizar durante a queda da imunidade, podendo ser necessária a interrupção do tratamento oncológico até que as manifestações bucais se resolvam, o que pode comprometer sua eficácia.
• Fui ao meu dentista recentemente e meus dentes estão ótimos. Preciso de acompanhamento do dentista experiente em oncologia durante o tratamento oncológico mesmo assim?
Sim. Você precisa ser orientado quanto aos efeitos colaterais bucais a curto e longo prazo provenientes do seu tratamento, prevenir-se e realizar o tratamento adequado desses efeitos colaterais. Além disso, não somente os dentes podem sofrer com o tratamento oncológico, mas as mucosas também.
• Quais efeitos colaterais provenientes do tratamento oncológico podem ocorrer na minha boca?
Depende do tipo de tratamento oncológico. Algumas quimioterapias podem causar feridas semelhantes à aftas, chamadas de mucosite oral, que de acordo com o nível de dor podem dificultar a alimentação, higiene oral e comunicação. Podem ocorrer também: alteração do paladar, sensação de boca seca, infecções oportunistas (candidíase, herpes, etc.) e, no período de baixa resistência imunológica, focos de infecções dentários como cáries extensas, placa bacteriana e lesões endodônticas podem se agudizar, correndo o risco de gerar infecção generalizada.
• Como saber se meu tratamento oncológico trará estes efeitos colaterais?
Consulte um cirurgião dentista da área oncológica, ele saberá te orientar e propor protocolos preventivos e terapêuticos de acordo com seu tipo de tratamento.
Para saber mais, acesse nosso site e conheça nossas especialidades, corpo clínico e serviços.
Letı́cia D A Guimarães
Odontologia Oncológica
CROMG 41813